Anderson Caldeira
Possui MBA Executivo de Mercado Financeiro pela ANBIMA, especialista em Administração e Supervisão Educacional pela UCAM e graduado em Comunicação Social. Profissional do Mercado Financeiro; atuou como Gestor de Compliance em instituições financeiras. Na ANDIMA (atual ANBIMA), atuou por 10 anos em diversos setores da Gerência Educacional, foi responsável pela coordenação dos MBA de Compliance e Risco Operacional e MBA Executivo de Mercado Financeiro. Atualmente é Docente, Gestor do Núcleo de Compliance e Risco do IBEMF, onde também atua como membro do Núcleo de Educação Financeira e do Núcleo de Análise de Mercado e Novos Negócios.
Anderson Couto Passos
Possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica de RH pela FGV/RJ, é Administrador de Empresas com especialização em Gestão de Recursos Humanos.
É Analista Comportamental – DISC e Coach de Carreira formado pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching e certificado pela PCA – Professional Coaching Alliance, IAC – Internacional Association of Coaching, EMCC- European Mentoring & Coaching Council e AC – Association For Coaching.
É Diretor de Desenvolvimento Humano no Instituto Brasileiro de Estudos para o Mercado Financeiro (IBEMF), Diretor do Sindicato dos Empregados do Mercado de Capitais (SEMCRJ), Diretor Executivo da Green Sinergy e Gestor de Recursos Humanos com mais de 10 anos de experiência em Bancos de Investimentos e Corretoras de Valores. É autor do livro Líder Empreendedor, e também atua como professor, mentor, consultor e especialista em educação corporativa e desenvolvimento humano.
Bruno Monteiro
Economista com MBA em Mercado Financeiro e certificação ANBIMA CEA. Profissional com mais de 7 anos atuando no mercado financeiro. Foi consultor de Investimentos na Geração Futuro e Instrutor de Treinamentos Executivos, responsável por Ministrar cursos de Certificação ANBIMA CPA e CEA. Possui MBA em Mercado Financeiro pela ANBIMA e é Graduado em Economia pela UFRRJ.
Eliana Arruda
Eliana Arruda é Coach de Carreira com Certificação Internacional pelo Integrated Coaching Institute, MBA em Administração de Recursos Humanos pela PUC-RJ, em Marketing pela Universidade Cândido Mendes e graduada em Serviço Social pela UERJ. Palestrante, Docente, Consultora de Recursos Humanos, Trainer Comportamental DISC e Idealizadora do “Laboratório de Currículos” que auxilia profissionais a se recolocar no mercado de trabalho através processos personalizados de coaching e Workshops. Já atuou, por mais de 20 anos, como executiva de Recursos Humanos e Gestão de Mudanças em empresas de grande porte.
Euchério Lerner Rodruigues
DOUTOR em Administração (finanças) pela COPPEAD/UFRJ, MESTRE em Administração (finanças) pelo PPGA/UFRGS, membro independente do Conselho de Administração da ETERNIT S/A, consultor registrado na Comissão de Valores Mobiliários (Registro CVM No 01, de 07/05/2003).
Foi Chefe de Depto Econômico e Superintendente de Mercados Derivativos e do Gabinete do Presidente da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, Diretor de Operações na BVRJ (B3), também atuou como CEO e Vice Presidente do Conselho de Administração da OSX Brasil S/A de novembro de 2013 a fevereiro de 2015 – na condução do processo de recuperação judicial da empresa
É Perito e Assistente técnico nas áreas de economia, finanças e mercado de capitais
Dezenove anos de experiência como professor nas áreas de Finanças Internacionais, Finanças Corporativas, Mercados de Capitais e Derivativos (FGV, IBMEC, PUC/RJ e outros)
Autor de inúmeros artigos, apresentações e palestras sobre Planejamento Financeiro, Mercados de Capitais, Derivativos e Finanças Internacionais.
Gabriel Redivo
Profissional graduado em Administração pela UVA e Pós-graduado em Finanças, Investimento e Banking pela PUCRS Gerencia uma carteira de clientes do segmento de alta renda e Investidores qualificados; realizando assessoria financeira e consultoria de investimentos aos clientes com objetivo de oferecer soluções financeiras. Atu também na prospecção e atendimento a clientes, a fim de prestar assessoria em investimentos e distribuição de produtos de investimentos.. Prepara e capacita profissionais do Mercado Financeiro para os EXAMES da Certificação ANBIMA: | CPA10, CPA20, CEA e CFP | ANCORD.
Possui certificações em CPA 10 | CPA 20 | CEA | ANCORD.
Glaucia Rangel Miranda
Arquiteta de soluções com formação em Administração de Empresas, especialista em Mercado Financeiro, Gestão de projetos e Governança de TI.
Head Operations e Head IT com mais de 20 anos atuando em Bancos, Corretoras e Fundos. Possui conhecimento de produtos bancários, mercado de crédito, câmbio, sistemas de pagamentos brasileiros SPB, de operações em Bolsa, Risco, Compliance e Biometria.
É Interessada em processos e governança. Atualmente diretora da GoBlockchain, que atua em projetos de educação e consultoria nas áreas de criptoeconomia / blockchain e seus impactos na sociedade.
É especialista em pesquisas e estudos ligados aos impactos da lei de “Proteção de Dados” nos projetos especialmente ligados ao blockchain.
Gilvan Bueno Costa
Especialista em finanças com as certificações CPA-20, CEA – (Certificado Especialisa Anbima) e Ancor (Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras).
Trabalhou para os bancos BTG Pactual, Itaú-Unibanco e Geração Futuro. Fundou a Escola Financier Academy, que busca difundir estratégias de investimentos e cursos preparatórios para se obter as certificações de ingresso no mercado financeiro e tem como missão popularizar o acesso e o conhecimento. É comentarista diário de economia na radio 94.10 FM.
Gonzaga Souza Filho
Mestre em Economia Empresarial pela UCAM, com pós-graduação em Engenharia Econômica pela UERJ e MBA em Finanças em Mercado de Capitais pela FGV. Profissional do mercado financeiro, desenvolve instrumentos de engenharia financeira e securitização de recebíveis junto a Investidores, Securitizadoras, Gestores de Fundos e de Carteira de Investimentos. Possui larga experiência na estruturação de operações financeiras, produtos de renda fixa, derivativos de bolsa e de balcão, incluindo o acompanhamento permanente das mudanças nas normas, regulamentos e práticas que envolvem os produtos financeiros.
Autor do livro “Manual do Agente Autônomo de Investimento” e co-autor do livro “Exame de Certificação ANBIMA CPA-20 – Questões e Teoria”. É Certificado pela (ANCORD) como Agente Autônomo de Investimento e pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS) com o título de Profissional Certificado com Ênfase em Investimento.
Marcela Rangel
Profissional com experiência de mais de 8 anos em RH generalista na ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Atuação em todos os subsistemas de RH. Formação em Comunicação Social, Gestão de RH, Pós em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário. MBA em QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde) on e off shore. Formação em Psicanálise Clínica em andamento. Didática do Ensino Superior pela UNESA. Especialização em Recrutamento e Seleção por competências FGV, Especialização em Cargos e Salários por competências FGV. Especialização em Liderança Corporativa. Especialista em Transformação Comportamental, Inteligência Emocional, PNL e Psicologia Positiva. Coach de Alta Performance. Palestrante. Autora do Programa Seja a Realidade que Você Deseja, Manhã + Positiva e Mapa da Carreira. Treinadora Comportamental/Master Avatar®&Wizard licenciada (Brasil e EUA) pela Star’Edge Internacional/Metodologia norte-americana de expansão de consciência e quebra de crenças. Certificação Internacional de Analista Comportamental (SOAR) pela Florida Christian University. Formação Internacional The Inner Game Coach , cerificada pelo “Pai do Coaching” Timothy Gallwey
Coautora nos Livros:”Motivação A Chave para o Sucesso Pessoal e Profissional” e “Coaching para Liderança A Filosofia do Sucesso Pessoal e Profissional”. Coordenadora do livro: “Desenvolvendo Atitudes de Alta Performance com Coaching”
Pedro Bispo
Mestre em Administração, pós-graduado em Engenharia Econômica e Administração Industrial, e Contador pela UFRJ,
Foi Diretor Geral/ Financeiro da RESOLVE, Carl Zeiss Óptica e OESP, JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO,
Gestor de Controladoria ATLANTIC DE PETROLEO;
Gestor da programação financeira da FCC, projeto da PETROQUISA, AKZO e OXITENO;
Atualmente, professor da FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, para as disciplinas de Governança, finanças e controle, nos cursos de MBA e pós-graduação, nas áreas de Gestão Empresarial; da Saúde; Controladoria e Finanças, Projetos e Estratégica e Econômica de Negócios;
Professor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, para o curso de Administração Judicial;
Professor convidado da EMERJ para o curso de Conciliação em Recuperação Judicial;
Perito Judicial para as áreas de Administração, Finanças e Controle registrado no TJRJ
Autor dos Livros: Orçamento Empresarial pela Editora FGV, 2012 e Custos e Formação de Preços pela editora IESDE, 2019.
Sócio da DECCIDE, Consultoria e Assessoria em Governança Corporativa;
Secretário Geral do NURI-RJ – Núcleo de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro; Presidente do Núcleo de Relações Internacionais do IBEMF;
Conselheiro da FLEXFORM Indústria Metalurgia, Escritório LIRA ALVES de Advocacia, Conselheiro/consultor: Condomínio do Edifício Arpoador Fashion Hotel; Peritos Judiciais Ltda, GREEN Sinergy e Instituto Aupaba
Ricardo Sirotsky
Economista; atuou em diversas áreas do mercado de capitais desde 1978. Especialista na criação de cenários técnicos para investimentos locais e internacionais. Por mais de 10 anos, Ricardo Sirotsky foi professor dos cursos de MBA em Finanças do instituto IBMEC, colunista do Jornal do Comercio e também da Revista da Bolsa (o veículo oficial da revista). (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro).
Hoje atua em um banco de investimento americano focado em fusões e aquisições, reestruturação de dívidas e na aquisição / venda de investimentos de capital; é diretor de Inovação e Educação da Federação das Câmaras de Comércio Exterior (FCCE) e da APIMEC-RJ (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais);
Possui certificações profissionais da CVM, APIMEC e ANCOR.
Agnaldo Santos Pereira
Ph.D. em Finanças pela Florida Christian University, Mestre em Administração com especialização em Finanças pelo IBMEC e Pós-Graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou do Mestrado em Administração com especialização em Finanças da COPPEAD-Universidade Federal do Rio de Janeiro, cursando metade das disciplinas no Brasil e metade na New York University.
Possui extensa experiência profissional na área financeira em operações de fusões e aquisições, cálculo do valor de empresas (Valuation), captação de recursos junto a investidores, estruturação de operações de engenharia financeira, reestruturação de empresas, análise e estruturação de operações de crédito e elaboração de Planos de Negócios.
Foi membro do Conselho de Administração da OSX Brasil S/A durante a elaboração do Plano de Recuperação e atuou como Executivo em empresas como Control Data Corporation, Control Data do Brasil, Companhia de Cigarros Souza Cruz, Gillette do Brasil, BNDES e Banco Fininvest, além de extensa experiência como consultor.
Atua ou atuou como professor da Fundação Getúlio Vargas, INSPER/IBMEC e COPPE-UFRJ. Autor de cursos online para treinamento gerencial, todos best sellers: “O Caixa é o Rei”; “Técnicas para Análise de Crédito”, “Administração Financeira em Tempos de Crise” e “Administração Financeira”, este último, editado pela Fundação Getúlio Vargas.
Autor do livro “Finanças Corporativas” e coautor dos livros “Cálculo Financeiro e Análise de Projetos” e “Custos e Formação de Preços. Palestrante em várias empresas, consultor para assuntos financeiros para vários jornais e autor de vários artigos para jornais e revistas.
Diego Cerqueira
Empresário, consultor e executivo com mais de 20 anos de experiência em tecnologia no mercado financeiro e securitário.
Com trajetória de liderança consolidada em instituições como Ágora, XP, Bradesco e Ativa, liderou iniciativas de transformação digital, recebendo prêmios nacionais e internacionais em projetos de tecnologia e inovação como também na entrega de relevantes produtos de investimentos para o mercado.
Fabio Domingues
Empresário e consultor especializado em Tecnologia, Produtos e Relacionamento com Clientes para o Mercado Financeiro e de Capitais.
Foi executivo de Tecnologia por 33 anos em várias áreas voltadas ao desenvolvimento de produtos e suporte aos participantes da BOVESPA, BM&FBOVESPA e B3. Nos últimos anos, liderou a estrutura do SINACOR e foi responsável pela transformação digital e ágil na estrutura da B3, elevando os níveis de NPS para os clientes.
Luiz Antonio Souza Lima de Macedo Junior
Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC, especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), especialista em Gestão Empresarial (PUC-RJ) e em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas-RJ). Recentemente, concluiu o curso “Inteligência de Mercado”, pela Live University-SP. Sua experiência profissional inclui o cargo de diretor da Net Serviços e diretor comercial do Jornal do Brasil e da Rádio 95 FM. Exerceu cargo executivo de confiança do presidente na Petrobras Distribuidora, nas áreas de comunicação e marketing. Como Gerente na TV Globo sua função era planejar estrategicamente e negociar a compra dos direitos de transmissão de eventos esportivos tais como: Fórmula 1, Boxe, Voleibol, Futebol, Motociclismo, dentre outros. Atua com serviços de consultoria e assessoria em negociação de conflitos, marketing e comunicação estratégica.